Fatos relevantes

Publicado em 19/12/2018 - O Empreendimento

Projeto da MSG é premiado como um dos melhores Programas de Educação Ambiental Federal

A Mata de Santa Genebra Transmissão S.A. – MSG foi convidada para participar do Fórum Expositor de Programas de Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal. O evento ocorreu no Ibama Sede nos dias 22 e 23 de novembro e contou com a participação de empresas como a P&G, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Itaqui Geração de Energia S/A, entre outras, sob a realização e mediação do Ibama.

1º Fórum Expositor de Programas de Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal é realizado em Brasília.

A MSG foi representada na ocasião pelo Diretor de Meio Ambiente e Fundiário da empresa, Gilmar Schwanka, e pela sua Assistente de Meio Ambiente, Flávia Pinto. Estiveram presentes também o Coordenador do Projeto Alan Melo Rangel e a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Maria Claudia, ambos da empresa Concremat. Foram apresentadas informações sobre a empresa, o empreendimento, o licenciamento e todas as etapas do Programa de Educação Ambiental implantado pela MSG, denominado “Travihú, Nossa Gente Nossa História”.

Parte integrante da programação do segundo dia do evento, Gilmar Schwanka deu início à apresentação da MSG com agradecimentos às pessoas envolvidas tanto na organização do fórum quanto no projeto publicado. “O livro Travihú foi uma história contada pela comunidade local e o que fizemos foi apenas auxiliar... viabilizar esse projeto enriquecido unicamente pela vivência de uma série de gerações”, afirmou o Diretor.

Início da apresentação da MSG com Gilmar Schwanka, Diretor de Meio Ambiente e Fundiário da empresa.

Gilmar completou ainda que para fazer a coisa certa, desde o início buscou-se transparência, confiança, participação coletiva, poder de decisão e interlocução com o Ibama, interagindo dia a dia e redirecionando o processo pelo melhor caminho possível.
O Projeto de Apoio ao Resgate e à Valorização da Cultura Tradicional do Travihú contou com um acervo de imagens pessoais dos imigrantes italianos que foram compilados para a exposição e o livro de forma coletiva, por meio de diversos encontros entre representantes da MSG e a comunidade, com o objetivo de registrar e transmitir sua história para as novas gerações.
Jacimara Guerra Machado, Diretora de Qualidade Ambiental do Ibama, declarou acreditar que muitas das atividades realizadas no decorrer do processo de licenciamento merecem destaque e ser do conhecimento de todos. Além disso, disse esperar que esse evento seja realizado anualmente, para renovar as ideias e promover a troca de experiências entre os diferentes atores da sociedade.
O final de todas as apresentações foi sucedido pela premiação da MSG como um dos melhores Programas de Educação Ambiental do Licenciamento Ambiental Federal, através da emissão e entrega de certificado do Ibama, reconhecendo os esforços das empresas proponentes e executoras dessas ações educativas.


Tel.: (11) 4497-8250 | E-mail: contato@msgtrans.com.br | Ouvidoria: 0800 022 0955 | E-mail: ouvidoria@msgtrans.com.br | WhatsApp: +11 91063-1559 | CNPJ: 19.699.063/0001-06 | Av. Jundiaí, 1184, 5o andar, Anhangabaú, Jundiaí/SP