Fatos relevantes

Publicado em 09/03/2018 - Meio ambiente

MSG desenvolve Programa de Educação Ambiental em Campo Magro – Paraná

A Diretoria de Meio Ambiente e Fundiário da MSG, no âmbito do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, vem desenvolvendo o Programa de Educação Ambiental (PEA), cujo objetivo é desenvolver ações e projetos de educação ambiental visando capacitar e habilitar setores sociais para atuação efetiva no processo de gestão ambiental para a melhoria da qualidade ambiental e de vida na região.

Um dos projetos do Programa de Educação Ambiental foi realizado no município de Campo Magro no estado do Paraná que apresenta forte vocação para a agricultura familiar e sucesso na produção agroecológica orgânica. A comunidade, além de mobilizada, é interessada nas questões de preservação do meio ambiente.

Desta maneira, durante os estudos ambientais do empreendimento foi identificado grande potencial para o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental na comunidade de Campo Magro. A Associação dos Agricultores Agroecológicos de Campo Magro e a EcoVida Rede Participativa são movimentos que reúnem os agricultores locais, muitos dos quais com propriedades interceptadas pela Linha de Transmissão 500kV Itatiba-Bateias da MSG.

Sendo assim, inicialmente foi realizado o Diagnóstico Socioambiental Participativo para definição, junto a comunidade, das demandas e as ações mais adequadas para realidade local. O grupo comunitário manifestou interesse na oficina de elaboração de projetos socioambientais, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências nos jovens da comunidade para elaborarem e executarem diferentes projetos de desenvolvimento local.

Foram realizadas quatro encontros da oficina entre os meses de dezembro de 2017 e março de 2018, totalizando 20 horas. Segundo o Sr. Rodrigo Flamorim, mobilizador social no bairro “Foi grande enriquecimento no nível de informação e também na construção do projeto, fortalecimento de vínculos entre a comunidade e os participantes, além dos benefícios para nossa comunidade”.

Maria Claudia da Concremat e Rodrigo Flamorim do Projeto Campo

No dia 04 de março de 2018, aconteceu o último encontro da oficina, quando os grupos apresentaram os projetos desenvolvidos durante a execução do programa de Educação Ambiental, são eles:

Projeto Campo – Voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Projeto Meliponicultura: Vida, Saúde e Meio Ambiente – Voltado para arrecadação de fundos para a construção do Centro de Envasamento de Mel da Associação de Menipolicultores de Mandirituba/ PR.

Projeto Conduzindo para o Futuro – Voltado para a Construção do Centro de Convivência  Luiz Maurício para filhos de agricultores de Campo Magro.

Projeto Pagamento de Serviços Ambientais para Produtores de Água – Para instalação de fossas eológicas, plantio de árvores nativas e preservação de nascentes.

Ao final de cada encontro, os participantes realizaram avaliação bastante positiva e receberam, no final, certificado de presença.

Participantes recebem o certificado de conclusão da Oficina em Campo Magro no estado do Paraná


Tel.: (11) 4497-8250 | E-mail: contato@msgtrans.com.br | Ouvidoria: 0800 022 0955 | E-mail: ouvidoria@msgtrans.com.br | WhatsApp: +11 91063-1559 | CNPJ: 19.699.063/0001-06 | Av. Jundiaí, 1184, 5o andar, Anhangabaú, Jundiaí/SP