IBAMA emite Licença de Instalação
Ibama autoriza início de obras de transmissão no PR e em SP
O Ibama emitiu Licença de Instalação (LI) para os empreendimentos de transmissão no Paraná e em São Paulo que serão construídos pela Mata de Santa Genebra Transmissão S.A, empresa constituída pela Copel GeT (com 50,1% de participação) e Furnas (49,9%). As obras devem absorver mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
A LI autoriza o início da construção de aproximadamente 880 km de linhas de transmissão em 500 kV (mil volts) que vão conectar as subestações Itatiba – Bateias, Araraquara 2 – Fernão Dias e Araraquara 2 – Itatiba. A nova rede vai atravessar 51 municípios nos estados do Paraná e São Paulo.
O lote de obras sob responsabilidade da Mata de Santa Genebra inclui ainda a construção da subestação Fernão Dias no município de Atibaia (SP) – a instalação vai operar em 550/440 kV e contará três bancos de autotransformadores somando 3.600 MVA de potência. Também estão previstas ampliações das subestações Itatiba, Santa Bárbara D’Oeste, Bateias e Araraquara 2.
Todo o conjunto deve entrar em operação no final de 2017 e dará condições para que a energia gerada nas usinas dos rios Madeira, Teles Pires e Xingu, localizadas na região Norte do Brasil, chegue aos grandes centros de consumo do Sudeste e do Sul.