Criminosos derrubam torres das linhas de transmissão e furtam materiais da MSG
Prejuízos ultrapassam R$ 1 milhão de reais
Uma série de roubos e furtos vem assolando o empreendimento da Mata de Santa Genebra Transmissão S.A. pois quadrilhas especializadas vem atacando as obras da linhas de transmissão derrubando torres e levando cabos de alumínio assim como praticando roubos e furtos em canteiros de obras carregando diversos materiais como bobinas de cabo condutor de alumínio, cabos de aterramento de cobre, baterias, rádios transmissores e ferramentas diversas.
De acordo com os Boletins de Ocorrência registrados junto às Delegacias Regionais, esses crimes ao patrimônio têm sido sistemáticos desde o início do ano, em especial no estado de São Paulo, sendo observada a prática nos municípios de Boa Esperança do Sul, São Carlos, Corumbataí, Araras, Engenheiro Coelho, Mogi Mirim, Santo Antônio da Posse e Pedreira.
Quando contabilizadas as perdas, a empresa tem se deparado com grandes prejuízos financeiros, danos e atos de vandalismo ao patrimônio público pois, em muitos casos, os criminosos cortam os estais fazendo as torres cederem, ou sobem nas torres e cortam o conjunto de ancoragem dos cabos já lançados. Os prejuízos ultrapassam R$ 1 milhão de reais.
Diversas ações vem sendo tomadas pela MSG e pela empresa construtora tais como o incremento das equipes de vigilância, reuniões com representantes dos Batalhões de Policia Militar das regiões atingidas e envio de solicitação de apoio junto aos órgãos federais (MME) e Assessoria de Assuntos Estratégicos e de Inteligência dentre outras medidas.
O Sistema de Transmissão da Mata de Santa Genebra S.A. é empreendimento prioritário no Sistema Interligado Nacional pois permitirá reforçar o escoamento da energia produzida pelas Usinas Hidrelétricas Belo Monte, Jirau, Santo Antônio e também pelas Usinas do rio Teles Pires.