Fatos relevantes

Publicado em 16/06/2016 - Meio ambiente

Campanha de Resgate de Germoplasma em ação!

Ocorreu entre os dias 04 a 27 de maio de 2016, a 1ª Campanha de Resgate de Germoplasma, atividade do Programa de Conservação da Flora, parte integrante do Plano Básico Ambiental do Sistema de Transmissão Mata de Santa Genebra (MSG).

A Campanha foi realizada em 23 km no trecho das Linhas de Transmissão 500kv (LT) Araraquara 2 – Fernão Dias e Araraquara 2 – Itatiba e teve como objetivo diminuir o impacto que será causado pela supressão de vegetação nativa, principalmente as espécies-alvo, ou seja, aquelas ameaçadas de extinção e de interesse conservacionista, preservando assim a diversidade genética e contribuindo para a manutenção de populações no ambiente.

A procura por espécies-alvo foi realizada através de varredura nos trechos de vegetação nativa das áreas a serem interceptadas pela LT, na faixa de serviço de 3m e nas praças de torre (área de 40m x 40m). Nestes trechos foi realizado o resgate de plântulas e epífitas ameaçadas, seguido do transplante das mesmas em local afastado da faixa de serviço, possibilitando preservar a diversidade genética e manter as populações vegetais.

Leg. Mim. Stryphnodendron adstringens- coleta germoplasma (5)

Colete de germoplasma de espécie leguminosa

Sementes de espécies ameaçadas (barbatimão e jequitibá) foram coletadas e doadas ao viveiro Camará, em Ibaté / SP, parceiro no Programa de Conservação da Flora.

imagem-224232

Coleta de frutos de Jequitibá-branco (Cariniana estrelensis) 

 A 1ª Campanha foi um sucesso! O trabalho foi feito com cautela e muita atenção, buscando preservar o maior número de espécies do ecossistema, com o cuidado necessário para obter êxito no transplante das espécies resgatadas.

coleta-de-frutos-Jequitiba-branco-cariniana estrelensis

Coleta de frutos Jequitibá-branco (cariniana estrelensis)

Por Josyene Morais e Maria Claudia Kohler / Concremat

Colaborou Nayra Nicolau


Tel.: (11) 4497-8250 | E-mail: contato@msgtrans.com.br | Ouvidoria: 0800 022 0955 | E-mail: ouvidoria@msgtrans.com.br | WhatsApp: +11 91063-1559 | CNPJ: 19.699.063/0001-06 | Av. Jundiaí, 1184, 5o andar, Anhangabaú, Jundiaí/SP