Fatos relevantes

Publicado em 17/11/2017 - Meio ambiente

MSG inicia obras de melhorias na comunidade Quilombo Brotas em Itatiba/SP

Por Josyene Morais e Maria Claudia Kohler

A comunidade Quilombola Brotas, localizada no município de Itatiba/SP está situada, em média, a 4,8 km da Linha de Transmissão 500 kV Itatiba- Bateias, em construção pela Mata de Santa Genebra S/A.

Por este motivo, em atendimento a Portaria Interministerial nº 60/2015, esta comunidade faz parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, junto à Fundação Cultural Palmares e IBAMA.

Sendo assim, durante a Consulta Pública realizada na comunidade foi solicitado como benefício social da MSG a reforma da sede comunitária da associação de moradores, a reforma da Casa da Tia Lula e do Centro Espírita, além de melhorias na estrada interna, no trecho da entrada da comunidade até a referida sede.

Atualmente residem no Quilombo Brotas cinco gerações de quilombolas, com cerca de 170 pessoas, distribuídas em 42 famílias.

A MSG se comprometeu em atender as demandas da comunidade e, após vistoria da equipe de engenharia, foi constatada a necessidade de construção de nova sede, o que foi aprovado pela comunidade.

Apresentação do projeto na comunidade Quilombo Brotas

A empresa que irá executar as obras no Quilombo Brotas está elaborando o projeto de engenharia e, após aprovação dos órgãos competentes, estará apta a iniciar as obras.

Todos os trabalhadores a serem contratados participarão do Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores (PEAT), recebendo treinamento específico para atuarem na comunidade quilombola.

Outra atividade que está sendo realizada na Comunidade Quilombola Brotas é o inventário de todo o acervo histórico e cultural existente na Casa da Tia Lula e no Centro Espírita, bem como a reorganização do material após as obras com intuito de tornar o local um centro de visitação para exposição e valorização da cultura quilombola.

A curadoria do acervo histórico e cultural está sob responsabilidade do antropólogo Ricardo Cid, especialista em comunidade tradicionais e sua equipe, composta por Luzia Pereira e Agnes Sanfelici.

Confira nosso bate papo com o Sr. Ricardo Cid Fernandes, antropólogo responsável pelas atividades.

Como foi atuar na comunidade Quilombo Brotas?

Sr. Ricardo Cid – “A atuação na Comunidade está sendo muito enriquecedora. A riqueza histórica do Quilombo Brotas remete a um Brasil ainda pouco valorizado, mas fundamental para o conhecimento da identidade do brasileiro. Assim, é fundamental a preservação do imaginário cultural que a comunidade vai revelando quando ouvimos suas histórias. A empolgação que demonstram quando comentam sobre as grandes festas do passado, como o casamento da Tia Lula, as festas religiosas e também a história de outros dos seus antepassados, tem nos mostrado que eles vivem ativamente a sua memória cultural. Isso tem sido um aprendizado muito importante para todos nós”.

Qual a importância das benfeitorias realizadas pela MSG para a realidade da comunidade Quilombo Brotas?

Sr. Ricardo Cid– “A principal contribuição do trabalho de antropologia é auxiliar a Comunidade na preservação e salvaguarda do seu patrimônio cultural, valorizando a transmissão dos saberes e dinâmicas a ele associados. Ao que tudo indica, com os trabalhos finalizados, a Comunidade terá condições para receber os visitantes no Quilombo, em sua maioria, professores e alunos de escolas e universidades das proximidades. Nesse sentido, todo o território funcionará como uma sala de aula a céu aberto, um espaço fantástico para educação, para troca de saberes sobre as práticas culturais que caracterizam esta comunidade quilombola hoje e no passado. As reformas na Casa da Tia Lula e no Centro Espírita serão, certamente, muito importantes neste cenário, já que a Comunidade tem interesse em, futuramente, transformar a Casa e a Tenda em um pequeno museu de visitação permanente. Além disso, a construção da nova Sede da Associação Cultural, com cozinha equipada e amplo espaço para realização de eventos, além da via de acesso totalmente reformada, proporcionará aos moradores melhores condições para festividades, projetos e ações culturais futuras”.


Tel.: (21) 2538-8450
Ouvidoria: 0800 022 0955
E-mail: contato@msgtrans.com.br